Translate

terça-feira, 19 de maio de 2015

MÁQUINAS de PROJECTAR SUPER 8 e 16mm

     Sempre tive algum fascínio pelo mundo do audiovisual e da sétima arte, farto-me de “papar” filmes sempre que posso tendo como eleição principal os filmes de acção (policiais e guerra) e de comédia e adoro daqueles filmes em que vou quase do princípio ao fim a rir.
     Foi por esta razão que adquiri para a minha colecção mais estas máquinas de projectar de 8mm e de 16mm. As de 8mm por serem aquelas que de certa forma foram o inicio que deu origem á VHS, á BETA, depois ao DVD, actualmente ao BLUERAY e muitas outras que já surgiram e continuarão a surgir.
     Quanto às máquinas de 8mm pouco sei dizer acerca das mesmas, somente que seria uma máquina comum em determinada época e na posse de quem as conseguiria comprar pois deveriam ser de algum custo elevado. Já a máquina de 16mm era de um senhor de Benfica que me contou que esta máquina pertenceria a um cinema itinerante que consistia em andar de terra em terra e ou numa colectividade, barracão ou edifício com espaço lá se promoviam umas sessões de cinema aqueles que não se poderiam deslocar às longínquas cidades para ir ao cinema. Contou-me esse senhor que nesse tempo as bobines de filmes eram alugadas nas embaixadas onde depois teriam de retornar.
     Também tenho um projector militar de que pouco sei, só que serviria para treino de lançamento com um tipo de lança granadas numa espécie de cenário virtual este também reproduzia cassetes e a imagem além de ser projectada na tela era também projectada num ecrã incluído no aparelho.
     Também tenho umas bobines de filmes cujo assunto desenvolverei noutro artigo.