Translate

domingo, 23 de fevereiro de 2014

CAIXA REGISTADORA

     Actualmente esta é a menina dos meus olhos, a peça que mais gozo me deu a arranjar uma vez que quando a adquiri esta estava toda presa e não mexia nada para lado nenhum e até a gaveta teve de ser quase forçada para abrir.
     Após cerca de seis meses de trabalhinho aplicado aqui está esta linda máquina da marca HUGIN como nova parecendo que acabou de sair da fábrica.
     Quanto á sua data de fabrico e década a que pertenceu ainda não sei precisar, apesar de arriscar dizer que a mesma será de anos 40/ 50.
     Segundo me disseram estas máquinas registadoras não faziam as contas, apenas davam o resultado da conta após este ser inserido pelo sistema de alavancas (teclas). As contas eram feitas num bloco sempre presente junto á mesma e depois inserido através do já mencionado sistema de alavancas e ao rodar ligeiramente para a frente soava um tlim de campainha e rodando em sentido oposto a gaveta abria-se e só se parava quando o resultado aparecia e a manivela trancava saindo ao mesmo tempo um talão com a identificação da loja e enrolando-se outro rolo á parte para o controlo de contas no estabelecimento.
     No entanto se alguém tiver mais informações que me possa disponibilizar acerca deste modelo de caixa registadora agradeço desde já que o coloquem no espaço dedicado aos comentários.

(https://www.youtube.com/watch?v=MXO-PBkvOJY)
(https://www.youtube.com/watch?v=nXt5hqnLUpg)
(https://www.youtube.com/watch?v=87yI45sa2Hw)






 

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

CARTEIRA de NILON

     Quem não teve na década de 80 e 90 a sua carteira de Nylon desdobrável com o barulhento velcro?
     Quando fui para a secundária e tinha de usar o Passe Social naquelas carteirinhas em cabedal com uma fita para se trazer ao pescoço já eu desejava ter uma carteira daquelas muito na moda na altura, estou a falar de 1989/90 (como o tempo passa) e tanto chateei os meus Pais que lá os convenci a comprar-me uma dessas carteiras que é esta aqui representada na foto. Como sempre tive uma queda para os militarismos como não poderia deixar de ser esta tinha que ser na cor verde camuflado.

 (Não é apresentado qualquer LINK por inexistências de assuntos acerca do artigo em questão)